Com o objetivo de preservar a história e a cultura baianas, casarões históricos localizados no Centro de Salvador passarão por projetos de reabilitação, revitalização e restauração. Segundo o site Metro1, ao todo, 23 imóveis serão contemplados. A licitação para a contratação da empresa responsável pela elaboração dos projetos básicos e executivos será aberta em 17 de novembro, conforme publicação do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).
Tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Mundial, os casarões serão destinados à habitação de interesse social e residências universitárias. A iniciativa faz parte da parceria Bahia-Brasil e contará com recursos do Novo PAC, no valor de R$ 1 milhão.
De acordo com a publicação, o projeto também prevê estudos de patologias e diagnóstico detalhado das condições estruturais, com atenção especial às fachadas históricas. A empresa vencedora terá 120 dias, a partir da ordem de serviço, para concluir os projetos.


