A Prefeitura de Camaçari oficializou, nesta segunda-feira (17), na Cidade do Saber, os Jogos Escolares 2025. Além das diversas modalidades esportivas em disputa, o movimento esportivo também promete promover inclusão, pertencimento e celebração entre os estudantes da rede pública municipal.
Na cerimônia de abertura, os estudantes que participarão dos jogos desfilaram pelo ginásio da Cidade do Saber e realizaram o juramento, reafirmando o compromisso com o espírito esportivo, além de ressaltarem o sentimento festivo e de união. O evento também contou com a apresentação das bandas marciais Joana Angélica (BAMAJA) e do Centro de Educação Municipal de Camaçari (BAMCEMC), da Fanfarra Estudantil de Camaçari (FANESC) e da Banda Municipal de Camaçari (BAMUCA).
Promovidos pela Prefeitura, em parceria com as secretarias de Educação (Seduc), de Esporte, Lazer e Juventude (Sejuv), de Cultura (Secult) e de Saúde (Sesau), além da Superintendência de Trânsito e Transporte Público de Camaçari (STT), os Jogos Escolares reunirão cerca de 4.500 estudantes de 45 unidades de ensino do município. Participam alunos de 7 a 16 anos do Ensino Fundamental I e II, bem como adultos atendidos pelos serviços de Educação Inclusiva.
Durante a abertura, o prefeito Luiz Caetano destacou a importância do momento ao enfatizar o compromisso com o esporte e com a educação. “Estamos retomando os Jogos Escolares com animação total, e ver a alegria no rosto de cada estudante torna isso ainda melhor. O esporte exerce um papel fundamental na socialização, na disciplina e em tantos valores para nossos meninos e meninas. Estamos empenhados em ofertar o melhor em nossas escolas, o que se reflete também na série de requalificações realizadas nas unidades, para que sejam espaços modernos e alinhados ao crescimento da cidade. Isso traz mais oportunidades e a possibilidade de realização de sonhos”, afirmou.
Os Jogos Escolares 2025 acontecem até o dia 9 de dezembro em diferentes espaços do município, como a Cidade do Saber, o Centro Social Urbano (CSU), a Praça do Ponto Certo e escolas da rede municipal, envolvendo 15 modalidades: futsal, handebol, voleibol, atletismo, baleado, xadrez, basquete, jogos eletrônicos (e-sports), tênis de mesa, dama, bocha, ginástica, dança, capoeira e corrida de rua.
Participam da competição as escolas municipais: Parque Verde, Santo Antônio, São Tomaz de Cantuária, Laurita Sousa Ribeiro, Denise Tavares, Cleusa Maria Carvalho Moreira, Anísio Teixeira, Santa Maria, Illay Garcia Ellery, Angiolina Teixeira de Souza, Manoel Mercês, Thomaz Camilo, Cosme de Farias, Eliza Dias de Azevedo, Yolanda Pires, Silvio Pereira Franco, Padre Paulo Maria Tonucci, Coqueiro de Arembepe, Rural Boa União, Açu da Capivara, Sônia Regina de Souza, Maclina Maria da Glória, Maria José de Matos, Reitor Edgard Santos, Nilza Lemos, Professor Luís Rogério, Helena Celestino de Magalhães, Virgínia Reis Tude, Caminho do Mar, Amélia Rodrigues, Joana Angélica, Ilda Leal Ulm da Silva (CAIC), Eustáquio Alves Santana e Edivaldo Boaventura.
Os Jogos também contarão com a participação de alunos dos centros educacionais Monteiro Lobato, Marquês de Abrantes, de Barra do Pojuca (CEBAP), Tancredo Neves, do Gravatá e Paulo Freire; dos Centros de Educação Municipal de Camaçari (CEMC) e Especial APAE de Camaçari; da Associação Pestalozzi de Camaçari; da Escola Especial do CAIC; e do Centro Escolar Quilombola de Cordoaria.
A proposta está fundamentada na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e no Referencial Curricular Municipal de Camaçari, priorizando práticas que valorizam o respeito à diversidade, a cooperação, a ética e a inclusão.


