Após o grande evento de inauguração realizado na última quinta-feira (4), na Rua Sexta do Parque, nº 12, bairro da Gleba B, em Camaçari, o Centro de Artes, Idiomas e Saberes (CAIS) abriu matrículas para as primeiras turmas de seus cursos de idiomas.
Com início previsto para a segunda semana de janeiro de 2026, entre os diversos cursos disponíveis, o inglês é o grande destaque, com turmas voltadas para estudantes, profissionais, viajantes e pessoas que desejam ampliar suas oportunidades no Brasil ou no exterior. Também serão oferecidos cursos de espanhol, francês, alemão, mandarim e português para estrangeiros.
Os interessados em efetuar a inscrição podem comparecer à sede da instituição, de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone/WhatsApp: (71) 98231-6565 ou pelo site: www.caisartes.com.br.
Idealizado pelo poeta, dramaturgo e escritor Ivan Antonio, o CAIS nasce do encontro entre arte, conhecimento e formação profissional, consolidando-se como um espaço que une cultura e educação com foco no desenvolvimento humano.
Inauguração reúne artistas e representantes culturais
A inauguração aconteceu em uma noite especial que reuniu artistas nacionais e internacionais, empresários, estudantes, ativistas dos direitos humanos e representantes dos povos da floresta, entre eles a doutora em Linguística, poeta e escritora Márcia Kambeba, vinda da Amazônia.
Apresentações musicais marcaram o evento, com destaque para o artista espanhol Rubén de Lis, que chegou em Camaçari após turnê nos Estados Unidos. O artista, que também é escritor e palestrante, se apresentou ao lado do multi-instrumentista Rege FX. O evento também teve as performances do compositor e cantor D’Vieira, da maestrina da cantora Teka Oneill e dos cantores Silvio Almeida, Elinaldo Oliveira e Gabriel Aquino.
O evento contou ainda com a presença de atores e poetas como Afonso Freire, Humberto Magno, além da poeta, atriz e escritora infantil Laíra Alves, e do ator e jornalista paulista, coordenador nacional do Teatro da Solidão Solidária, Raimundo Medeiros.
Representando o setor empresarial, estiveram presentes Valdir Rios, músico e produtor cultural, e Jurandi Luz, diretor da Siscon, CDL e Sincomércio, que surpreendeu o público ao interpretar clássicos de Tim Maia.
Um farol da cultura aponta para o CAIS
Cursos, oficinas e intercâmbios: o CAIS inicia suas atividades com foco na área de idiomas e, a partir de fevereiro, ampliará sua atuação com cursos de teatro, cinema, artes plásticas, canto e violão.
O Centro tem caráter itinerante e promoverá intercâmbios de língua inglesa nos Estados Unidos e no Canadá, além de imersões culturais no Brasil, atuando em diversas capitais e cidades turísticas.


