Com o compromisso de promover a cidadania e garantir os direitos humanos da juventude camaçariense, foram inaugurados, nesta quinta-feira (18), os Coletivos Bahia pela Paz, localizados na Rua da Esperança, nº 8, no bairro Phoc I, e na Avenida Tiradentes, s/n, no Centro, no distrito de Abrantes. Os espaços integram o Programa Bahia pela Paz, do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), com apoio da Prefeitura de Camaçari.
Com a abertura dos dois Coletivos, a previsão é atender até 500 famílias por mês no município. De acordo com a gestão, a proposta é que os equipamentos recebam ações de profissionalização, editais de cultura para o fomento a grupos culturais, entre outras iniciativas que pensam o combate à violência de forma transversal. Na ocasião, como símbolo da luta pela garantia de direitos, três pessoas receberam títulos de propriedade de terra durante a cerimônia. O evento também contou com apresentações culturais do grupo de hip-hop Família Tríplice e do Projeto Grãos de Areia.
Além disso, os Coletivos contam com a parceria da Organização da Sociedade Civil (OSC) Comunidade Cidadania e Vida (COMVIDA). Os espaços dispõem de equipe multidisciplinar e ofertam serviços de acolhimento, psicologia, serviço social, acolhimento familiar, formação política cidadã e articulação com OSCs e órgãos públicos municipais e estaduais. Com foco na promoção da cidadania e na garantia de direitos, os dois locais oferecem atendimento a crianças, adolescentes e jovens de 12 a 29 anos, priorizando comunidades em situação de maior vulnerabilidade.
“Queria pedir a vocês, que vão trabalhar aqui, e à sociedade, que se juntem a esse grupo de pessoas que estão aqui para combatermos a violência contra a juventude. Nós não podemos perder a nossa juventude para as drogas e para caminhos que não prestam. Vamos defender, trabalhar juntos, e essa estrutura vai ajudar muito. Vamos todos, de mãos dadas, defender a nossa juventude, dar oportunidades de vida e mostrar o caminho do bem”, afirmou o prefeito Luiz Caetano (PT).
O titular da SJDH, Felipe Freitas, destacou o trabalho conjunto e a mensagem do Governo do Estado no diálogo direto com a gestão municipal. “Esse é um pacto de que estamos do lado da nossa juventude. Aqui, os jovens terão oportunidade de sonhar, de ajudar a desenvolver a cidade e de nos dar trabalho pelo volume de boas ideias que têm. Os donos dos espaços são as comunidades, que vão zelar para que sejam locais de cuidado e de defesa coletiva. E nós, juntos — Estado e sociedade —, vamos vencer e afirmar que aqui é lugar de trabalhadores e trabalhadoras, de cultura e de gente inventiva que quer contribuir com o Brasil”, disse, ao lembrar que as sedes dos Coletivos contam com o envolvimento de 12 secretarias estaduais, além de diversas instituições.
As inaugurações contaram com a presença da vice-prefeita, Pastora Déa (PSB), além de autoridades municipais, estaduais e federais dos poderes Executivo e Legislativo, representantes do sistema de Justiça, das polícias Militar e Civil e da sociedade civil.


