Nesta quarta-feira (7), a comunidade católica de Camaçari tomou o Centro da cidade em uma procissão para celebrar o dia de São Thomaz de Cantuária, padroeiro do município. Com o tema “Caminhos da missão: construindo a paz”, a celebração foi marcada por momentos de fé, harmonia e união.
Com grande público presente, a procissão teve início por volta das 16h30, saindo da Paróquia Catedral, na Praça Desembargador Montenegro, e seguiu pelas ruas Costa Pinto, Adelina de Sá e do Telégrafo. O cortejo também passou pelas avenidas Concêntrica e Doutor Manoel Mercês (antiga Radial B), pela Praça Abrantes, retornando à Rua Costa Pinto, onde foi celebrada a missa solene campal, presidida pelo bispo diocesano Dom Dirceu de Oliveira Medeiros.

Foto: Patrick Abreu
Há mais de 15 anos acompanhando a celebração, o fiel Dernival Santos, de 89 anos, descreveu o sentimento de alegria, emoção e compromisso. “Muita emoção. Vou à igreja, venho aqui assistir à missa. Para mim, o coração precisa e bate cada vez mais forte só de alegria”, afirmou.

Dernival Santos. Foto: Sonilton Santos/Cotidiano Notícias
Acompanhada da família, Ana Paula, de 48 anos, participa da procissão há mais de 10 anos e falou sobre o significado da data. “É um significado de amor, muita paz e satisfação de estar aqui com a família. Todo ano estou aqui acompanhando. É muito lindo, é uma bênção estar com a família e os amigos”, disse.

Ana Paula com sua família. Foto: Sonilton Santos/Cotidiano Notícias
O bispo Dom Dirceu destacou a importância dos festejos para o município. “É sempre bom abrir o ano com a festa de São Thomaz. É uma festa da unidade, porque nós somos uma família, e a cidade de Camaçari é uma família. O que nos congrega aqui é a fé. Essa demonstração pública da nossa fé, da procissão à missa, é muito marcante. Pedimos a Deus que abençoe esta cidade, que nos livre de todo mal e da violência, e que nos dê coragem para sermos construtores de uma nova sociedade”, declarou.

Bispo Dom Dirceu. Foto: Patrick Abreu
Marcando presença na celebração de São Thomaz de Cantuária, o prefeito Luiz Caetano (PT) destacou os objetivos da gestão para este ano. “Em 2026, estamos nos preparando para dar continuidade ao trabalho feito no ano passado e avançar em muitas questões: entregar casas populares, a Policlínica, que é a maior do Brasil, além de diversas obras do PAC [Programa de Aceleração do Crescimento], cujas licitações já estamos iniciando. Também vamos entregar uma série de obras nas áreas da educação, da saúde e do social. Nosso objetivo é melhorar a vida do povo de Camaçari, modernizar a cidade e desenvolvê-la como uma cidade digital, moderna e do povo, além de fortalecer o setor de serviços para gerar mais emprego e renda”, afirmou.
Presente nos festejos, a primeira-dama e deputada federal Ivoneide Caetano (PT) comentou sobre o ano eleitoral e o governo municipal. “É um ano muito importante, de reeleição do governador e do presidente, e também de muito trabalho pela Bahia. Aqui em Camaçari, quem conhece Caetano sabe que ele é um gestor de excelência e vai cuidar muito bem do município. O ano passado foi difícil, mas de muitas realizações, e este ano vamos contribuir para que a cidade cresça, se desenvolva e melhore a vida das pessoas”, ressaltou.
Encerrando a noite festiva, apresentações dos músicos católicos Clayton Borges e William Sanfona envolveram o público em um clima de louvor e confraternização.


