Estudantes do IFBA Camaçari são finalistas da FEBRACE com projeto de IA para resíduos sólidos

Alunas desenvolveram inteligência artificial com visão computacional voltada à educação ambiental

Compartilhe essa notícia

Foto: Arquivo IFBA/campus Camaçari

As estudantes Alana Sales da Silva e Maize Costa da Silva, ambas de 19 anos, alunas do curso Técnico em Informática do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus Camaçari, são finalistas da 24ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharias (FEBRACE), que acontece entre os dias 16 e 20 de março, na Universidade de São Paulo (USP).

Intitulado “Desenvolvimento de uma inteligência artificial com aplicação de visão computacional para detectar resíduos sólidos”, o projeto tem como objetivo desenvolver um modelo de Inteligência Artificial (IA) capaz de identificar resíduos sólidos a partir de imagens captadas por câmeras de celulares, por meio do aplicativo SusEcos. A ferramenta sugere formas de reutilização dos materiais e indica pontos de descarte adequado na cidade, contribuindo para o enfrentamento da desinformação sobre a gestão de resíduos sólidos e para o fortalecimento das práticas de educação ambiental no município.

O projeto contou com a orientação das professoras Verônica Bispo e Larissa Carneiro e com a colaboração das estudantes Ana Vitória Alves e Adriely Almeida. A iniciativa evidencia o potencial criativo e inovador das alunas, aliado ao compromisso com soluções que dialogam com desafios reais da sociedade.

Alana e Maize já acumulam um histórico de conquistas. Antes da classificação para a FEBRACE, foram vice-campeãs na categoria Engenharia e Matemática e vencedoras do Prêmio IEL de Inovação, concedido pelo Instituto Euvaldo Lodi, durante a Feira Internacional de Iniciação Científica (FENIC), promovida pelo Instituto SESI. Realizada em 2025, na segunda edição do evento, a pesquisa das estudantes concorreu com 150 projetos de diversos países da América Latina, consolidando ainda mais a relevância do trabalho desenvolvido pelas alunas de Camaçari.

Considerada a feira de iniciação científica mais importante do país, a FEBRACE atua como um relevante programa de estímulo a talentos nas áreas de ciências e engenharias, promovendo a cultura científica, o pensamento investigativo, a inovação e o empreendedorismo entre jovens e educadores da educação básica e técnica de todo o Brasil. A iniciativa possibilita aos estudantes premiados a participação em eventos internacionais de renome, além de oportunidades acadêmicas no exterior.

Compartilhe essa notícia

Seja um Apoiador
Colabore com o PIX de qualquer valor para apoiar e manter o jornalismo independente e popular do Cotidiano Notícias.