O presidente do Sindicato dos Borracheiros de Camaçari, Salvador e Região Metropolitana (SindBorracha), Josué Pereira, esteve presente no lançamento do “Movimento Mulheres Vivas – Basta de Feminicídio”, realizado na Praça Desembargador Montenegro, nesta quinta-feira (22). O vice-presidente do PT Camaçari destacou a importância do diálogo, da união e da luta nessa causa.
“Estamos aqui nessa campanha contra a violência contra as mulheres. Nós, do SindBorracha, já encabeçamos essa luta na base, dialogando com os trabalhadores nas assembleias. É importante também estarmos aqui unidos com as mulheres nessa luta contra a violência e contra o feminicídio ou qualquer outro tipo de violência contra as mulheres”, ressaltou Josué, vice-presidente do PT Camaçari.
Índices de feminicídio na Bahia e no Brasil
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Bahia ocupou o quarto lugar no ranking de mulheres assassinadas no país, com 103 mortes em 2025. Os estados com maiores números foram São Paulo, com 233 mortes; Minas Gerais, com 139; e Rio de Janeiro, com 104. Os dados ainda podem sofrer alterações, já que as informações referentes ao mês de dezembro em São Paulo não foram totalmente atualizadas.
Ainda segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, 2025 foi o ano com o maior número de feminicídios já registrado no Brasil, totalizando 1.470 casos. A pesquisa aponta que, nesse período, quatro mulheres foram mortas por dia, vítimas de feminicídio.


