Camaçari inicia mapeamento inédito do empreendedorismo feminino para fortalecer políticas públicas e autonomia das mulheres

A Prefeitura de Camaçari lança o Diagnóstico e Cadastro do Empreendedorismo Feminino, em parceria com as secretarias da Mulher e de Desenvolvimento Econômico, como parte das ações da Semana Global do Empreendedorismo.

Compartilhe essa notícia

Foto: Juliano Sarraf

Em uma iniciativa inédita, a Prefeitura de Camaçari deu início ao mapeamento do empreendedorismo feminino no município. O Diagnóstico e Cadastro do Empreendedorismo Feminino de Camaçari é realizado por meio de uma parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e da Mulher (Semu).

A pesquisa integra o conjunto de ações estruturantes do Fórum de Empreendedorismo Feminino de Camaçari, que está com inscrições abertas no Sympla e será realizado no dia 19 de novembro, dentro da programação da Semana Global do Empreendedorismo.

De acordo com a gestão municipal, a iniciativa tem como objetivo levantar informações sobre as atividades econômicas lideradas por mulheres em Camaçari, a fim de elaborar políticas públicas que fomentem o desenvolvimento e a autonomia dessas empreendedoras. O levantamento busca responder perguntas como: onde elas estão, com o que trabalham e quais são suas principais necessidades.

Para a secretária da Mulher, Branca Patrícia, o estudo tem um papel simbólico e social relevante. “Esta iniciativa atua como um instrumento de valorização e escuta ativa das mulheres, promovendo o desenvolvimento da autonomia financeira e, consequentemente, contribuindo para a quebra do ciclo da violência doméstica”, afirmou.

As interessadas podem participar acessando o formulário online da pesquisa [link], disponível também nos perfis oficiais da Sedec e da Semu no Instagram.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Marcele, destacou a importância do projeto: “Camaçari tem um número expressivo de mulheres empreendedoras que movimentam a economia local, muitas vezes sem a visibilidade e o apoio que merecem. Este diagnóstico é um passo fundamental para conhecer essa realidade e desenvolver políticas de fomento e capacitação específicas para elas.”

Quem preferir o atendimento presencial pode preencher o formulário na Central do Empreendedor, localizada na Casa do Trabalho, ou na sede da Semu, na Rua Goiás, nº 79, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, com o apoio de técnicos das secretarias.

O Diagnóstico e Cadastro do Empreendedorismo Feminino de Camaçari visa consolidar a rede de empreendedoras do município e oferecer prioridade de acesso às participantes em atividades como feiras, capacitações, programas de crédito e outras oportunidades que incentivam o empreendedorismo feminino.

A ação segue as diretrizes da Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino – Elas Empreendem, do Governo Federal.

Compartilhe essa notícia

Seja um Apoiador
Colabore com o PIX de qualquer valor para apoiar e manter o jornalismo independente e popular do Cotidiano Notícias.