Nesta terça-feira (2), Camaçari foi escolhida como a melhor cidade do Brasil para fazer negócios no setor da indústria. O município conquistou o primeiro lugar no segmento industrial da edição 2025 do ranking Melhores Cidades para Fazer Negócios, de acordo com levantamento da Urban Systems publicado pela Exame.
O estudo é calculado a partir do Índice de Qualidade Mercadológica (IQM), que aponta quais municípios oferecem as melhores condições para as empresas, com base em dados de população, fluxo de comércio, características urbanas, infraestrutura, entre outros fatores.
O prefeito Luiz Caetano destacou que esse reconhecimento só foi possível graças à parceria entre os governos estadual e federal, além da confiança e colaboração construída com a população.
“Camaçari vive um novo momento na indústria, com a atração de novas empresas e geração de emprego e renda para nossa gente. Esse é o resultado do trabalho, da parceria com os governos estadual e federal, e da confiança que temos construído junto com a população. É Camaçari sendo colocada novamente no mapa dos grandes investimentos do país”, afirmou o prefeito Luiz Caetano.
Um capítulo desse novo momento de desenvolvimento e crescimento econômico do município é a chegada da fabricante chinesa de carros elétricos BYD, que abriu oficialmente as portas em outubro e alcançou a marca de 10 mil carros produzidos na unidade de Camaçari. O complexo tem capacidade para produzir 150 mil veículos por ano na primeira fase, com previsão de expansão para 300 mil nas etapas seguintes. A multinacional iniciou, em novembro, o segundo turno de produção, com 120 colaboradores no período noturno. Além disso, mais 60 empresas estão em negociação para se instalar em Camaçari, abrangendo os setores industrial, hoteleiro e de serviços.
Localizada a 40 km da capital baiana e próxima ao Porto de Aratu, Camaçari se destaca pelo diferencial competitivo e pela capacidade logística.

