Nesta sexta-feira (6), Camaçari foi contemplada com novos investimentos durante a cerimônia de entrega de ações do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) Saúde para a Bahia, realizada no Parque de Exposições de Salvador. O evento contou com a presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do governador Jerônimo Rodrigues (PT); do prefeito Luiz Caetano (PT); e da secretária municipal de Saúde (Sesau), Rosangela Almeida.
“Hoje é um dia muito especial. Estamos aqui promovendo políticas de inclusão, pensando especialmente nas pessoas em situação de vulnerabilidade, que é o que temos feito em diversas áreas. Estamos entregando mais do que equipamentos de saúde: estamos entregando dignidade e respeito”, afirmou o presidente Lula.
Para Camaçari, o anúncio representa o reforço da tenção básica, com a destinação de 10 combos de equipamentos para Unidades Básicas de Saúde (UBS), ampliando o acesso da população aos serviços essenciais e fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS).
O prefeito Luiz Caetano destacou o impacto positivo da iniciativa. “Mais saúde para a Bahia, mais saúde para Camaçari. De forma unida, com os governos federal e estadual, podemos levar à população ações como essa. A chegada de novos equipamentos fortalece a saúde pública da nossa cidade, modernizando os atendimentos”, ressaltou.
Com foco na qualificação da atenção primária, cada combo de equipamentos para UBS é composto por itens como: retinógrafo portátil, dermatoscópio digital, doppler vascular portátil, laser terapêutico de baixa potência, ultrassom para fisioterapia, dinamômetro digital, desfibrilador externo automático, balança portátil digital, eletrocautério, espirômetro digital, otoscópio digital, eletrocardiógrafo, tábua de propriocepção, cadeira de rodas, fotóforo clínico e câmara fria exclusiva para vacinas.
“É mais cuidado com a nossa atenção básica. Recebemos 10 kits de UBS e ainda seremos beneficiados com equipamentos de teleconsulta, conectando cada vez mais as pessoas aos serviços de saúde”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Rosangela Almeida.
De acordo com o governo, a iniciativa integra um dos maiores pacotes de investimentos já destinados à saúde na Bahia, totalizando R$ 345 milhões, com foco na ampliação da assistência especializada e no aumento da resolutividade da atenção primária.


