A Secretária das Mulheres do PT de Camaçari e assistente social, Ellen Borges, marcou presença no lançamento do “Movimento Mulheres Vivas – Basta de Feminicídio”, que aconteceu na Praça Desembargador Montenegro, nesta quinta-feira (22).
No ato público, Elley destacou que essa mobilização nasce em Camaçari, com o objetivo de se espalhar para a Região Metropolitana e todo interior baiano, com a mensagem de conscientização, de basta de feminicídio e o fortalecimento das políticas para as mulheres.
“Esse é um movimento fundamental que nasce aqui da cidade de Camaçari e vai para a região metropolitana, vai para os interiores, vai para toda a Bahia. Porque o mandato da deputada federal Ivoneide Caetano (PT) se coloca à disposição pela vida das mulheres, para dizer basta de violência contra as mulheres, para dizer fim do feminicídio e se colocar para fortalecer as políticas para as mulheres, porque leis já existem várias, mas elas precisam ser regulamentadas, reforçadas, para que tenham efetividade. Então, esse movimento vai ser de fundamental importância nesse ano de 2026, para que não se repita o que aconteceu em 2025, onde tivemos quase 1.500 mulheres mortas, sendo 4 mulheres por dia”, pontuou Ellen, assessora da secretaria da Cultura (Secult) de Camaçari.
Índices de feminicídio na Bahia e no Brasil
De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Bahia ocupou o quarto lugar no ranking de mulheres assassinadas no país, com 103 mortes em 2025. Os estados com maiores números foram São Paulo, com 233 mortes; Minas Gerais, com 139; e Rio de Janeiro, com 104. Os dados ainda podem sofrer alterações, já que as informações referentes ao mês de dezembro em São Paulo não foram totalmente atualizadas.
Ainda segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, 2025 foi o ano com o maior número de feminicídios já registrado no Brasil, totalizando 1.470 casos. A pesquisa aponta que, nesse período, quatro mulheres foram mortas por dia, vítimas de feminicídio.


