Felizcam 2025: Camaçari realiza primeira Festa Literária com programação gratuita

Evento ocorre nos dias 3 e 4 de dezembro e reúne autores, artistas e educadores em celebração à cultura e à leitura

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação/Eric Machado

Nos dias 3 e 4 de dezembro, os camaçarienses poderão prestigiar a primeira edição da Festa Literária de Camaçari (Felizcam). O evento ocupará os espaços culturais da Cidade do Saber, oferecendo uma programação totalmente gratuita e aberta ao público, com a participação da população local, de estudantes, educadores e visitantes de regiões vizinhas.

Realizada pela Prefeitura de Camaçari, por meio das Secretarias de Educação (Seduc) e Cultura (Secult), a iniciativa foi idealizada como uma celebração da arte, da leitura e da identidade cultural do município, reafirmando o poder transformador de uma Camaçari Educadora como instrumento de desenvolvimento humano e social.

Além disso, a Felizcam também tem como proposta criar um espaço de encontro entre autores, leitores, artistas, educadores e a comunidade, promovendo o diálogo entre diferentes expressões literárias e culturais. A programação contará com palestras, rodas de conversa, apresentações artísticas, oficinas, exposições, lançamentos de livros e atividades infantis, reunindo escritores locais e nacionais em uma grande celebração cultural.

Em sua estreia, a Felizcam homenageará mestres da cultura popular camaçariense, como o poeta e cordelista Bule-Bule, um dos maiores representantes da literatura oral brasileira; Dona Bete, sambadeira que lidera a Chegança Feminina de Arembepe; Mestra Nildes (in memoriam), líder do grupo cultural Espermacete; Seu Dadu, mestre griô e produtor agroecológico da Comunidade Quilombola de Cordoaria; e Mestre Careca, coordenador do Boi Estrela de Barra do Jacuípe.

O evento também promete movimentar o comércio da cidade e impulsionar o turismo, firmando-se como um marco no calendário cultural de Camaçari.

Compartilhe essa notícia

Seja um Apoiador
Colabore com o PIX de qualquer valor para apoiar e manter o jornalismo independente e popular do Cotidiano Notícias.