Neste sábado (21), o município viveu uma tarde e noite marcadas por emoção, espiritualidade e celebração do Jubileu dos 15 anos de criação da Diocese de Camaçari. Com apoio da Prefeitura e do Governo do Estado, o evento reuniu pessoas de diversas cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do Recôncavo Baiano, na Arena Jorge Abelha (antigo Espaço Camaçari), na Avenida Jorge Amado.
Promovida pela Diocese de Camaçari, a celebração teve como tema “Uma Igreja viva, uma Igreja jovem”, contando com apresentações culturais, shows e a celebração da Santa Missa, reunindo autoridades e lideranças religiosas. A iniciativa integra o calendário de eventos que fortalecem a cultura, a fé e a convivência comunitária no município.
A programação foi aberta com apresentações das pastorais sociais e dos movimentos, além da oração do Terço da Misericórdia, conduzida pela Comunidade Cidade Santa, seguida da Santa Missa, presidida pelo cardeal Dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, que uniu fiéis em sintonia de fé e devoção.
O bispo da Diocese de Camaçari, Dom Dirceu Oliveira, ressaltou o caráter de solidariedade da iniciativa e reafirmou a mensagem de paz. “Este é um momento de ação de graças por todos que fizeram parte dessa história e também de olhar para frente, para que continuemos dando a nossa contribuição para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Além disso, este evento fortalece nossa identidade e nosso pertencimento. Para que tivéssemos um evento dessa magnitude, foi fundamental o apoio do poder público, que entende a importância dos segmentos religiosos e o papel que exercemos. Assim, juntos, construímos a cultura da paz”, enfatizou.
O prefeito Luiz Caetano (PT) reafirmou o compromisso da gestão municipal em apoiar ações que promovam cidadania, inclusão social e valorização das tradições religiosas. “É fundamental reconhecer o valor da fé como um elemento que fortalece as pessoas, principalmente as famílias e as comunidades. Ela nos ajuda a seguir em frente, superar dificuldades e construir uma cidade mais solidária, mais humana e mais fraterna. Faço questão de destacar a contribuição histórica da Igreja Católica para a construção e o fortalecimento da democracia, para a promoção do diálogo, da justiça social e da cultura da paz. Celebrar este jubileu é renovar a esperança, reafirmar que a Igreja é jovem, próxima das pessoas, sensível às realidades do nosso tempo e comprometida com a transformação social”, ressaltou.
Criada em 2010, a Diocese de Camaçari tem como sede o município e abrange as cidades de Dias d’Ávila, Simões Filho, Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Terra Nova, desempenhando papel fundamental na promoção da fé, da ação social e da integração comunitária na região.


