Novembro Azul: Governo da Bahia oferece atendimentos e exames gratuitos para prevenção do câncer de próstata em Salvador

Homens a partir dos 40 anos, incluindo mulheres trans e pessoas não binárias, podem agendar consultas e exames pelo SUS durante todo o mês de novembro

Compartilhe essa notícia

Foto: Divulgação/Saúde.GovBA

Com a chegada de novembro, inicia-se o mês azul, que tem como objetivo conscientizar a população masculina sobre os riscos e a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. De acordo com a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), mais de mil baianos foram vítimas da doença entre janeiro e outubro de 2024. O público-alvo da campanha inclui homens cisgênero, mulheres trans e pessoas não binárias a partir dos 40 anos.

Diante do aumento significativo dos casos de câncer de próstata no estado, o governo está ofertando, durante todo o mês de novembro, mais de 20 mil vagas para exames e consultas no Centro Estadual de Oncologia (Cican), no Hospital Geral Roberto Santos e nas Policlínicas de Escada e Narandiba. Os agendamentos podem ser feitos pelo site ou aplicativo BA.GOV.

Segundo informações do portal oficial da Secretaria de Saúde (saude.ba.gov.br), no sábado, dia 8, o Hospital Geral Roberto Santos oferecerá 2 mil vagas para consultas com urologistas e cerca de mil vagas para exames de PSA.

Já o Cican disponibilizará aproximadamente 100 vagas para consultas com urologistas oncológicos, sendo obrigatória a apresentação de guia de encaminhamento para o atendimento.

O Governo do Estado ressalta ainda que a campanha não se limita apenas ao mês de novembro. Com a inauguração do Hospital do Homem, é possível realizar consultas e cuidar da saúde durante todo o ano.

Compartilhe essa notícia

Seja um Apoiador
Colabore com o PIX de qualquer valor para apoiar e manter o jornalismo independente e popular do Cotidiano Notícias.