Com o objetivo principal de apresentar o modelo de organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) do Sistema Único de Saúde da Bahia (SUS Bahia), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) recebeu uma delegação da Colômbia em visita técnica promovida pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Além disso, a pasta destacou sua estrutura, fluxos assistenciais, estratégias de regionalização e mecanismos de governança. A visita ocorreu ao longo desta semana.
Além de conhecer toda a estrutura da Sesab, os profissionais colombianos visitaram diversas unidades de saúde, como o Hospital do Subúrbio, primeira Parceria Público-Privada (PPP) da saúde no Brasil, o Hospital Geral Roberto Santos, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, a Maternidade Maria da Conceição de Jesus e o Hospital Estadual Mont Serrat de Cuidados Paliativos.
De acordo com a Sesab, além dos hospitais da capital, os representantes da Colômbia também estiveram em Alagoinhas, onde puderam entender o funcionamento de uma Unidade de Saúde da Família, de um Centro de Atenção Psicossocial e de uma Policlínica Regional de Saúde.
“Podemos observar o sistema de saúde brasileiro e perceber como funciona o sistema de governança. Uma das questões que podemos destacar são os sistemas de informação, que permitem nortear as decisões do governo. Este é um ponto que buscaremos fortalecer na Colômbia”, pontuou a diretora da Associação Colombiana de Empresas Sociais Estatais e Hospitais Públicos, Olga Lucia Zuluaga.
Para o subsecretário da Saúde do Estado, Paulo Barbosa, compartilhar experiências com países da América do Sul é muito importante, uma vez que auxilia no processo de crescimento da região. “Ao mesmo tempo que contribuímos, aprendemos. É uma troca muito valiosa”, destacou.
Além disso, entre os objetivos específicos da visita da delegação colombiana estavam a demonstração da articulação entre os diferentes pontos de atenção, da atenção primária ao atendimento hospitalar, bem como a observação de boas práticas em gestão, vigilância em saúde, controle social, regionalização e o estabelecimento de intercâmbios técnicos e institucionais.
A comitiva da Colômbia, formada por 15 integrantes do Ministério da Saúde e Proteção Social (MSPS), buscou referências para o processo de reforma em curso no país, que pretende consolidar a atenção primária à saúde como base do sistema, organizar redes integradas de atenção e fortalecer os serviços de base territorial. A delegação foi acompanhada também por representantes da Opas no Brasil e na Colômbia.


